Como aumentar a durabilidade das flores?

Como aumentar a durabilidade das flores?

Aprenda a cuidar das flores

Se você já ganhou um lindo buquê ou arranjo de flores, provavelmente já se lamentou ao ver aquelas vistosas e coloridas flores irem, aos poucos, perdendo sua vitalidade. Infelizmente, isso é inevitável. No entanto, é possível tomar medidas para que elas durem o máximo de tempo possível.

Quem é florista sabe: uma flor bem cuidada costuma durar mais que o dobro do tempo do que aquela que não recebe cuidados adequados. E é justamente sobre isso que vamos falar hoje.

O que é possível fazer para que flores cortadas durem mais tempo? A Mel Flores preparou dicas para você:

  1. Retire as embalagens

Assim que receber um buquê ou arranjo tenha o cuidado de retirar com a maior brevidade possível as embalagens. Plásticos, fitas e papéis, apesar de enfeitarem, acabam abafando as hastes, e isso certamente irá reduzir a vida útil das flores.

Buques

  1. Retire as folhas das hastes

Floriculturas que trabalham corretamente têm o cuidado de limpar bem a hastes das flores, retirando as folhas dos locais que irão ficar em contato com a água. Isso é extremamente importante por dois motivos: O primeiro é que o contato de folhas em decomposição com a água propicia a proliferação de bactérias que também atacam as flores, reduzindo a vida das mesmas. O segundo motivo é que as folhas verdes transpiram muito, ou seja, elas perdem água para o meio externo em forma de vapor. Portanto, uma haste com muitas folhas requer mais água, e isso prejudica a durabilidade de uma flor que já foi cortada.

  1. Retire botões e pétalas estragados

Verifique bem as flores. Caso encontre algum botão murcho ou com alguma mancha diferente considere descarta-lo, pois, uma flor não saudável certamente pode comprometer a saúde das demais. Repita esta ação diariamente.

  1. Prepare um jarro ou vaso com água limpa

Água limpa é um dos principais segredos para garantir uma boa durabilidade das flores. Antes de colocar a água no recipiente escolhido, certifique-se de que ele realmente esteja limpo, e caso necessário, lave-o com bastante água e sabão. Dê preferência para recipientes de vidro, cerâmica vitrificada ou plástico, e evite uso de recipientes metálicos. Com ele limpo, adicione água fresca.

Uma dica muito valiosa é a utilização de conservantes. Eles irão impedir que micro-organismos se proliferem na água, aumentando a vida útil das flores. Você pode encontra-los em floriculturas. Peça um que seja próprio para flores de corte.

Caso você não encontre um conservante ou tenha dificuldade para ir até uma floricultura próxima a você, é possível preparar um conservante caseiro. Misture um litro de água fresca, 1 pitada de açúcar, 1/2 colher de chá de água sanitária e 1 comprimido de aspirina infantil amassada. Isso certamente irá aumentar a vida útil das flores.

Arranjos

  1. Corte as hastes em diagonal e debaixo da água

Esse é um outro segredo muito importante. Buquês e arranjos de flores geralmente são transportados fora da água. Isso significa que as flores que você recebeu ficaram um certo tempo transpirando e, no entanto, não estavam em contato com água para absorvê-la através do caule. Em consequência disso, enquanto transpiram, flores e folhas consomem parte da água do caule. Portanto, é muito importante que você faça um corte em diagonal de cerca de 2 cm nas hastes, preferencialmente debaixo da água limpa. Isso irá garantir que a flor continue absorvendo água ao transpirar.

Atenção, tão importante quanto cortar os 2 cm, é fazer o corte em diagonal, pois isso irá aumentar a área de absorção de água na haste. Além disso, escolha um instrumento (faca, tesoura, podão ou estilete) bem afiado para evitar esmagamentos nos caules.

Recomenda-se também que o corte seja feito debaixo da água, utilizando-se uma bacia, por exemplo. Fazer o corte sob a água evita a formação e absorção de bolhas pelas hastes.

Corte das hastes

  1. Mantenha as flores na sombra e em local fresco

Flores de corte não gostam de calor, muito menos de ficar expostas ao sol. Portanto, escolha um local fresco. Suas flores irão agradecer e certamente irão durar mais tempo.

 

Agora que você já sabe ou já tomou todas as medidas necessárias ao receber as flores, basta que você mantenha uma rotina, preferencialmente diária, para garantir que elas continuem bem tratadas:

  • Troque a água diariamente ou, caso não seja possível, ao menos retire folhas, pétalas e outros materiais orgânicos que tenham caído na água;
  • Retire botões e pétalas estragadas do ramo, exatamente como descrito no item 2 deste artigo.
  • Corte cerca de 1cm nas hastes, como descrito no item 5.

Confira também as dicas do florista holandês Michel de Graaff em entrevista ao Jornal Hoje da Rede Globo.

Gostaram das nossas dicas? Em breve traremos mais novidades para vocês!

Tem alguma dúvida / sugestão? Deixe em nossos comentários que iremos pesquisar para vocês.

Equipe Mel Flores

Publicado em 08-01-2017 by Mel Flores Floricultura online Conservação de flores 0 6808

Quero deixar um comentárioQuero responder

Você precisa estar logado para comentar.

No products

To be determined Shipping
R$ 0,00 Total

Check out